quinta-feira, 6 de agosto de 2009

COMO SABER QUAL É A ABELHA RAINHA ?

COMO SABER QUAL É A RAINHA

A tarefa de identificar a rainha no interior da colméia não é das mais fáceis para o apicultor iniciante. Por isso mesmo, muitos apicultores costumam marcar suas rainhas com tinta. Uma pequena gotinha de esmalte de unha é suficiente, embora existam tintas especiais para esta operação.

Para localizar a rainha não marcada no interior da colméia, algumas dicas:

A abelha rainha está sempre cercada por um verdadeiro "séqüito" de operárias, que são suas "damas de honra".

Assim, procure localiza-lá nos pontos de maior aglomeração de abelhas. - antes de iniciar a operação de localização, faça fumaça com parcimônia. O excesso de fumaça provoca transtornos no interior da colméia, levando a rainha a misturar - se as demais abelhas, o que dificulta sua localização.

Concentre sua atenção nos quadros com postura recente, observando - os dos dois lados. É pouco provável que a rainha esteja em quadros com mel ou com crias maduras (favos com crias operculadas).

Não faça mais do que duas tentativas para localizar a abelha rainha. Não a encontrando, feche a colméia e só repita a operação três horas depois, pelo menos.

O apicultor Helmuth Wiese descreve o seguinte processo para localizar uma rainha em colméiaspopulosas:

Coloque um favo com larvas de uma colméia estranha- mas sem abelhas nacolméia onde se pretende encontrar a rainha.Marque este quadro com um "x" e feche a caixa.

Meia hora depois, volte à colméia, tire o quadro marcado e examine-o com atenção.muito provavelmente, a rainha estará passeando sobre o favo, a procura de outra rainha, em razão do cheiro da rival, já que as rainhas são muito ciumentas.

Localizada a rainha, o favo poderá retornar àcolméia de origem ou permanecer na própria colméia, sem inconveniente.

No caso de identificação com tinta, a rainha só deverá ser reintroduzida nacolméia depois de pulverizada com xarope de mel para para confundir o cheiro da tinta. As abelhas são muito sensíveis a odores estranhos e, mesmo em se tratando da própria mãe da colméia, a rainha pode ser eliminada pelas operárias (peloteada). Para maior segurança, os apicultores costumam devolver a rainha à colméia abrigada numa gaiola, da qual é libertada um dia depois

Fonte: www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário