QUEM SOU EU

Minha foto
BELFORD ROXO, RIO DE JANEIRO, Brazil
somos um grupo serio formado por uma equipe de gestores ambientais e tec.seguranca do trabalho.

Minha lista de blogs

Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2009

POLICARBONATO

Policarbonato

O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos, sem nenhuma emenda.

É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.

O Policarbonato é encontrado em chapas e telhas. São três os tipos de chapas encontradas no mercado: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica).

A escolha do produto deve levar em conta fatores como a luminosidade, o raio da curvatura desejada e o conforto térmico, além do efeito estético e o preço.

É indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 90%. Por sua alta resistência a impactos (em média 200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico), é recomendado para cobrir áreas externas como gazebos, jardins de inverno, garagens, estufas e piscinas.

As chapas e telhas são disponíveis nas cores cristal, bronze e branco leitoso, alguns tipos também são oferecidos em verde, azul e cinza.

É bom lembrar que as cores escuras, como o bronze, absorvem mais calor e têm menor índice de luminosidade.Durante a instalação, deve-se deixar um espaço para dilatação, pois o policarbonato tem alto coeficiente de expansão térmica.

Outra característica é a sensibilidade do material à abrasão. Menos rígido do que o vidro, ele risca facilmente. Assim, para áreas que exigem limpeza constante, recomenda-se a colocação de uma película anti-abrasiva. Alguns produtos já vêm com esta película.

Para limpar, basta água e sabão neutro; produtos abrasivos ou alcalinos fortes são proibidos.

A instalação em geral é feita por empresas credenciadas pelos distribuidores.

Elas podem responsabilizar-se pela compra do material, montagem das estruturas e colocação.

As chapas devem ser fixadas sobre estruturas de aço ou alumínio.

Precauções

Apesar do Policarbonato ser muito mais leve que o vidro as estruturas devem ser dimensionadas para o efeito do vento, que é muito maior que o peso próprio das estruturas com policarbonato ou com vidro. • Não usar elementos de limpeza abrasivos ou altamente alcalinos, como por exemplo: saponáceos ou limpadores a base de amoníaco.

• Não usar Butilo Celusolo nem Isopropanol na superfície protetora do Policarbonato.

• Não lavar as chapas de Policarbonato sob sol forte ou temperatura elevada.

• Não aplicar esforços físicos nas estruturas e chapas sem orientação prévia.

OBSERVAÇÃO: O mais recomendável é sempre procurar empresas especializadas para que não haja danos no material.

Usinagem

As chapas de policarbonato podem ser cortadas e furadas. Recomendamos serras de fita ou circulares e brocas fabricadas de aço carbono.

Para as operações de corte e furação, as chapas devem estar bem fixadas em bancadas de trabalho, para que se evitem riscos.

É importante que ao final da operação de corte as extremidades das chapas sejam levemente arredondadas, evitando o acúmulo de tensões residuais.

Arnazenagem

• O armazenamento deve ser em local limpo e seco.

• Quando o material for levado para a obra, é muito importante mantê-lo a sombra, a fim de evitar que os raios de sol provoquem uma reação e a película protetora se cole na chapa.

• Mantenha o material limpo e seco.

Fonte: www.metalica.com.br

Policarbonato

Os Policarbonatos são um grupo particular de polímeros que são moldáveis quando aquecidos, conhecidos por termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design. O tipo de policarbonato mais utilizado é o bisfenol A. Por vezes o termo policarbonato é utilizado como sinónimo deste químico particular.

Características dos policarbonatos

Densidade: 1,20. cristalinidade muito baixa, termoplástico, incolor, transparente.

Propriedades marcantes dos policarbonatos: semelhança ao vidro, porém altamente resistente ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes ( os demais são: PA e POM)

O policarbonato está se tornando um material comum no uso do dia-a-dia. Produtos feitos com policarbonato são por exemplo os óculos de sol e os Cds. São reciclaveis.

Processos de fabricação

Acabamentos supeficiais

  • Brunimento
  • Jateamento
  • Lixamento: com fita e com folhas abrasivas
  • Pintura: por imersão e spray
  • Polimento: com disco abrasivo e conglomerados de discos
  • Pulverização

Retificação: cilíndrica externa com avanço radial, cilíndrica interna com avanço circular, cilíndrica interna com avanço longitudinal, retificação sem centro, cilíndrica sem centros com avanço contínuo da peça, cilíndrica sem centro com avanço de uma fileira de peças, cilíndrica sem centros com avanço radial, cônica com avanço longitudinal, perfil com avanço longitudinal, perfil com avanço radial, externa com avanço longitudinal, frontal com avanço circular, frontal com avanço retilíneo e tangencial plana.

União

Soldagem: por alta freqüência e por atrito.

Usinagem

Alargamento: cilíndrico de acabamento, cilíndrico de desbaste, cônico de acabamento e cônico de desbaste;

Aplainamento: de guias, de perfis, de rasgo, de rasgo de chaveta, de ranhuras em T, de superfície, de superfície curvilínea e de superfície de revolução;

Brochamento: Externo e interno;

Cortes: com guilhotina, jato de água, laser e por punção;

Fresamento: cilindro tangencial, composto, frontal, frontal (caso especial), frontal de canaletas, rabo de andorinha, tangencial concordante, tangencial discordante, tangencial de perfil;

Furação: com pré-furação, de centro, em cheio, escalonada e trepanação;

Mandrilamento: cilíndrico, cônico, esférico e radial;

Rebaixamento: guiado ou sem guia;

Roscamento: externo com cossinete, externo com ferramenta de perfil múltiplo, externo com ferramenta de perfil único, externo com fresa de perfil múltiplo, externo com fresa de perfil único, externo com jogo de pentes, interno com ferramentas de perfil múltiplo, interno com ferramentas de perfil único, interno com fresa e interno com macho;

Serramento: alternado, circular, contínuo e contínuo (recorte);

Torneamento: cilíndrico interno, cilíndrico externo, cônico interno, cônico externo, curvilíneo, faceamento, perfilamento axial, perfilamento radial, sangramento axial e sangramento radial;

Conformação

  • Extrusão: direta
  • Injeção
  • Laminação
  • Rotomoldagem
  • Sopro

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário